Musicoterapia

Ouvir música pode trazer muitos benefícios para a saúde, corpo e mente.
Ela tem sido usada, inclusive, por médicos e terapeutas como tratamento.



Quem é que não gosta de música? Ela tem o poder de alegrar uma festa, marcar momentos especiais, lembrar de pessoas e acontecimentos importantes e pode até ser usada para relaxar ou apenas se divertir. Mas porque gostamos tanto de batidas ritmadas e melodias? Acredita-se que a música tenha sido usada para ajudar os humanos a lidarem com sentimentos difíceis e se conectarem melhor uns com os outros. A musicoterapia (MT), também conhecida como musicoterapia ativa ou musicoterapia passiva em muitos estudos, mostrou-se promissora para melhorar tanto o controle motor quanto as funções emocionais em pacientes com uma ampla gama de doenças ou deficiências. De casos de esquizofrenia à doença de Parkinson, intervenções musicais parecem ajudar a diminuir naturalmente sintomas como ansiedade ou depressão, ajudar a estimular a criatividade, melhorar a comunicação entre pacientes e seus cuidadores entre outros.
Especialistas em musicoterapia afirmam que as sessões podem ajudar a "alcançar uma melhora global no bem-estar pessoal" sem a dependência de drogas que alteram a mente.

A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.
Atualmente esta prática é utilizada em diversos lugares como hospitais, centros de reabilitação, escolas, consultórios de terapeutas, universidades, programas de necessidades especiais e hospitais de saúde mental.
São feitas sessões com o paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente.

A música é altamente recomendada em ambientes de cuidados geriátricos, pois ajuda a melhorar o desempenho social, psicológico, intelectual e cognitivo de idosos. Depressão, sentimentos de isolamento, tédio, ansiedade sobre procedimentos e fadiga são queixas comuns entre pacientes geriátricos.
Pesquisadores da "Wake Forest University School of Medicine" (EUA), acreditam que a música ajuda na melhora do humor, proporcionando uma sensação de conforto e relaxamento e até mesmo modificando o comportamento do cuidador.
Foi com a musicoterapia que Elton Júnior, também chamado de Eltinho, descobriu o gosto pela música e por instrumentos musicais. A mãe dele, Glauciane Lopes, conta que o filho não falava e movia apenas alguns dedos. Segundo ela, desde que esse processo terapêutico passou a fazer parte da rotina do garoto, ele começou a emitir sons, a falar algumas palavras, além de melhorar o desenvolvimento motor.
                                              Cláudio Vinícius Fialho e Eltinho durante sessão de musicoterapia – Divulgação

Eltinho é um dos pacientes do musicoterapeuta Cláudio Vinícius Fialho. Eles se conheceram no Hospital da Criança de Brasília, onde juntos, a cada sessão, fazem grandes descobertas. "Eu acho que a música tem um poder muito grande para desenvolver mundos internos no paciente, ressignificar situações que eles estão vivendo, às vezes de uma forma muito poderosa", diz Cláudio.





As sessões musicais mostraram efeitos positivos quando realizados antes de procedimentos que provocam ansiedade ou para pacientes que permanecem em unidades de terapia intensiva.
Para os cuidadores preocupados, a música é considerada uma "estratégia econômica e agradável para melhorar a empatia, a compaixão e o cuidado centrado no relacionamento".
Musicoterapia Musicoterapia Reviewed by Rafael on 19:46 Rating: 5

Author Box