Seu Maior Desafio é Você

O livro “Seu Maior Desafio é Você – 36 Maneiras de Vencê-lo”, escrito pela palestrante, coach e professora Daniela Medeiros chega ao mercado como um workbook com técnicas e ferramentas modernas de Coaching e de Programação Neurolinguística, informando, sensibilizando e propondo exercícios práticos de crescimento pessoal e autodescobrimento do leitor.


Mais do que um livro de autoajuda, “Seu Maior Desafio é Você – 36 Maneiras de Vencê-lo” é um inovador convite à ação, ao jogo da vida – e um roteiro para impulsionar o leitor atingir o sucesso.


O livro é um convite à ação, ao jogo da vida. A cada capítulo o leitor será desafiado a refletir sobre temas relacionados à inteligência emocional e ao desenvolvimento pessoal.

Ao final de cada texto, ele será convidado a realizar um exercício relacionado ao tema, a fim de que possa fixar o aprendizado e vivenciar a experiência.

Nesta obra o leitor terá a oportunidade de se transformar em coautor, pois a cada reflexão, ele próprio irá escrever sobre sua vida no livro. Mais do que um livro de leitura, este é um livro de interação, no qual o leitor torna-se sujeito ativo construindo sua própria história e escrevendo-a.


Ele terá a oportunidade de pensar a respeito do seu propósito de vida, seus valores, seu potencial para agir efetivamente, além de criar metas para realizar seus sonhos e gerar uma vida equilibrada em seus mais diversos aspectos.

“Seu maior Desafio é Você: 36 maneiras de vencê-lo”, reflete sobre a tese de que estamos constantemente buscando vencer a nós mesmos e superando desafios que nos são impostos pela vida, e para os quais a solução única e essencial é o autodescobrimento. Eu desafio você a começar agora.


Como surgiu o projeto/ ideia do livro Seu Maior Desafio é Você?

Em setembro de 2015, eu percebi que já havia acumulado diversos certificados de cursos e treinamentos desde que tinha decidido impulsionar minha inteligência emocional. Entretanto, ainda não praticava nem metade daquilo que sabia. Então, decidi criar o “Desafio dos 30 Dias” na minha página do Facebook. Este projeto consistia em criar Desafios diários durante o mês de Outubro e convidar as pessoas a fazerem o mesmo. Todos os dias eu postava um texto e um desafio com tema relacionado ao desenvolvimento pessoal. Quando terminou o mês de outubro, as pessoas começaram a me instigar para transformar aqueles textos em livro. Foi o que fiz.

E como você tomou contato com essa área, dado que é formada em Relações Internacionais e atua como professora Universitária?

Isto está em grande parte relacionado à morte do meu pai. Ele faleceu de câncer em 2012 e eu percebi que, apesar de toda inteligência intelectual que tinha acumulado em vida, ainda não sabia lidar com algumas perdas inevitáveis na vida. Fui buscar ajuda e encontrei a PNL e o Coaching. Fiz toda minha formação no Intituto Inexh com o Dr. Neil Negrelli Jr. e a Viviane Lauren.

Qual o público alvo? A quem se dedica o livro?

Pessoas interessadas em conhecer mais de si mesmas, pessoas que buscam o autoconhecimento, o autodescobrimento. Minha proposta sempre foi levar conhecimento e informação para a população em geral. Quero tornar as ferramentas de coaching acessíveis para que as pessoas possam ganhar clareza a respeito de si mesmas.

Mas você acha que uma pessoa sem formação em coaching e sem acompanhamento de um profissional qualificado tem a capacidade de realizar o que é proposta?

Sim. O livro tem uma linguagem simples e didática. É quase um bate papo meu com o leitor. Podemos dizer que o livro é um primeiro passo para que ele ganhe mais ferramentas na busca por si mesmo. Obviamente, a ideia não é substituir um processo de coaching que é muito enriquecedor, mas ao contrário, espero que o livro seja um auxílio nessa jornada.


Qual a mensagem que você quer passar?

A mensagem do livro é simples e direta: temos que parar de terceirizar responsabilidade e assumir o compromisso por nossas vidas, nossos sonhos, nossos erros e acertos. Buscamos respostas para nossas inquietações fora de nós mesmos e acabamos encontrando somente mais problemas. É hora de ter coragem de olhar pra si e dar um impulso renovador. É o que diz o título: eu sou o meu maior desafio. eu preciso vencer minhas limitações e aquela voz dentro da minha cabeça dizendo que eu não sou capaz. Quero passar a mensagem de que sim somos capazes sim, além de mostrar o caminho.

Isso se parece muito com essas mensagens motivacionais que estão na moda hoje em dia, do tipo: “Vai lá, você consegue, só depende de você”. Você não tem receio de confundirem o livro com essa abordagem?

Absolutamente não. Mesmo porque, toda mensagem positiva é bem vinda, mesmo estas que dizem estar na moda, se ajudam uma pessoa ou outra e se ao menos uma vida é tocada e pode ser transformada, ela já valeu a pena. No caso do meu livro, além de inspirar as pessoas, elas são convidadas a viver a experiências, a agir. O grande diferencial deste livro está no convite à ação. Dessa forma, vamos verificar o grau de comprometimento de cada um consigo mesmo.

Qual a sua expectativa com o livro? Que impacto quer gerar?

Eu acredito que não podemos mudar o mundo sem mudarmos a nós mesmos. Temos que reavaliar nossos hábitos e comportamentos, repensar nossas ações. Minha expectativa é que as pessoas percebam que para alcançar qualquer coisa, desde uma pequena mudança em nossas vidas ou uma mudança em escala planetária, precisamos dar um primeiro passo e este passo é conseguir ter maior clareza a respeito de nós mesmos, como pensamos, quem somos, quais os nossos sonhos, porque fazemos o que fazemos e da forma como fazemos. Eu acreditava que poderia mudar o mundo, hoje eu acredito que se eu ajudar as pessoas a serem um pouco melhor hoje em relação a ontem e amanhã melhor do que hoje, saberei que minha vida valeu a pena e que deixei o mundo o pouco melhor do que eu encontrei.

Por que alguém deve ler o seu livro?

Para conectar-se consigo. Para realizar de forma prática o que fica muito no plano das ideias. Sabe aquela história de que precisamos saber lidar com as emoções? Então, como se faz isso especificamente? O livro convida o leitor a aplicar e testar as ferramentas. O livro é mais que um livro de auto ajuda, ele é uma ferramenta aplicável de inteligência emocional e desenvolvimento pessoal. O livro é para ser feito. Ele é prático. O leitor precisa escrever sua experiência nele e vivenciar cada etapa dos Desafios. Ele oferece ação e verificação dos resultados.

Quais os temas tratados no livro?

Temas como valores, gratidão, caridade, identidade, metas, gestão financeira, gestão de tempo, comprometimento, resiliência, pensamento positivo, confiança, crenças limitantes, dentre tantos outros.

Como faço para adquirir o livro?

O livro esta à venda nas livrarias, pela editora Essential Idea no email contato@essentialidea.com.br ou pelo site www.danielamedeiros.com.br
Seu Maior Desafio é Você Seu Maior Desafio é Você Reviewed by Rafael on 00:25 Rating: 5

Author Box