Entenda tudo sobre o ProUni e entre para a universidade


O Brasil vem apresentando mudanças consideráveis na área da educação. Houve uma expansão significativa de acesso aos ensinos fundamental e médio e, posteriormente, uma massa de jovens almejando cursar o ensino superior. Paralelo a esse processo, as faculdades e universidades privadas também se prepararam para absorver estes jovens recém-formados. 


Para que isso fosse possível, o ProUni foi criado pela Medida Provisória Nº 213/2004, no ano de 2004, mas somente em 13 de janeiro de 2005 foi institucionalizado pela Lei nº 11.096, com a finalidade de conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, que, praticamente, não tem oportunidade de chegar ao Ensino Superior, a fim de inseri-los em cursos de graduação e sequenciais de formação específica , em instituições privadas do ensino superior. 

Para concorrer a uma dessas bolsas, o estudante deve atender a alguns requisitos como: fazer o exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. Em seguida as inscrições para o ProUni deverão ser feitas apenas pelo site do programa. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem e a senha.

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2016.
Nota de corte: uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante pode saber se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que e, se não, alterar suas opções.

Vestibular: o candidato não precisa fazer o vestibular da instituição de ensino que está pleiteando a bolsa do ProUni, a inscrição para conseguir a bolsa é feita a partir da nota do Enem.

Mas, fique atento, algumas instituições participantes optam por aplicar provas de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni. Essa prova é isenta de cobrança de taxa. No momento da inscrição no ProUni, o candidato fica sabendo se a faculdade para a qual quer se inscrever aplica o exame de seleção.

Tipos de bolsas: o ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Atendendo aos requisitos: além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:

– ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;

– ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;

– ser portador de deficiência física;

– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no site do programa, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Matrícula: após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Depois que todas as informações são checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.

Entenda tudo sobre o ProUni e entre para a universidade Entenda tudo sobre o ProUni e entre para a universidade Reviewed by Rafael on 21:42 Rating: 5

Author Box